Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no país, e comércio de Santa Maria se prepara para aumento nas vendas

*com informações da Agência Brasil

Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no país, e comércio de Santa Maria se prepara para aumento nas vendas

Foto: Vinicius Becker (Diário)

A Black Friday 2025 chega com expectativa de forte movimentação no comércio brasileiro: segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a data deve gerar R$ 5,4 bilhões em vendas ao longo de novembro — um crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior. Em Santa Maria, o varejo local aposta na data como um impulso essencial para entrar no período natalino com o caixa aquecido.

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Apesar do cenário nacional mostrar uma queda no interesse dos consumidores de acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) e da FIA Business School indicando retração de -48,4% no engajamento desde o pico em 2019, o setor local afirma que o apelo da Black Friday permanece forte para quem busca preços competitivos e compras antecipadas de Natal.

Foto: Vinicius Becker (Diário)


Planejamento antecipado e adesão das lojas

Foto: Vinicius Becker (Diário)

O presidente do Sindicato dos Lojistas de Santa Maria (Sindilojas), Ademir José da Costa, conta que a mobilização dos empresários começou cedo. Ele reforça que a principal orientação é que os lojistas negociem com fornecedores para garantir descontos reais ao consumidor. Ao todo, mais de 500 lojas aderiram diretamente à campanha do Sindilojas, a Black Santa Maria, sem contar as que preparam iniciativas próprias.

Apesar do crescimento dos sites para compras online, Costa destaca que o comércio de rua segue como preferência dos consumidores santa-marienses durante a Black Friday, especialmente em setores que historicamente impulsionam as vendas locais, como as confecções de roupas. 

Para a data, a expectativa é positiva:

— A cidade está bem preparada, o consumidor não deve perder a oportunidade de dar uma olhada nas lojas de Santa Maria, porque estamos prontos para ofertar toda linha de produto que o consumidor precisa, com preço diferenciado.

Foto: Vinicius Becker (Diário)



Black Friday e Natal: relação direta com o comportamento do consumidor

Foto: Vinicius Becker (Diário)

A tendência de antecipação das compras natalinas também influencia a Black Friday brasileira, muitas vezes, ao longo de todo o mês de novembro. De acordo com a CNC, a Black Friday atualmente é a quinta data mais importante do varejo nacional, atrás apenas do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.

Os setores que devem ter maior faturamento no país são:

  • hiper e supermercados: R$ 1,32 bilhão
  • eletroeletrônicos e utilidades domésticas: R$ 1,24 bilhão
  • móveis e eletrodomésticos: R$ 1,15 bilhão
  • vestuário, calçados e acessórios: R$ 950 milhões
  • farmácias, perfumarias e cosméticos: R$ 380 milhões
  • livrarias, papelarias, informática e comunicação: R$ 360 milhões

Costa observa que, em Santa Maria, esse comportamento já é perceptível:

— Uma boa parte dos consumidores acabam comprando um presente de Natal durante o período da Black Friday.

Data é importante para a economia local

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Já o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, Márcio Rabelo, afirma que a data está consolidada no calendário da economia, e destaca a necessidade de descontos verdadeiros e atendimento qualificado:

— A Black Friday já se consolidou como uma das datas mais importantes do calendário do varejo nacional. Nossa expectativa é de aumento nas vendas, especialmente nas lojas físicas. O que se espera é que os lojistas pratiquem descontos reais, condições especiais de pagamento e acolham os clientes com um atendimento dedicado, capaz de proporcionar uma ótima experiência de compra.

Para o dirigente, optar por comprar em Santa Maria é um gesto que ajuda a sustentar a economia local:

— Cada pessoa que escolhe comprar na cidade contribui para manter viva a nossa economia: fortalece os pequenos negócios, gera empregos, movimenta serviços e ajuda a fazer com que Santa Maria continue crescendo.

Além disso, neste ano, mais de 400 empresas participam da campanha Natal Presente, promovida pela CDL. Quem comprar mais de R$ 100 nas lojas participantes recebe cupons para concorrer a três Smart TVs e a um automóvel zero quilômetro.

Com vitrines adaptadas, equipes treinadas e campanhas unificadas, as entidades do setor acreditam que o período pode ser determinante para o fechamento do ano.

Rabelo reforça:

— Antes de buscar ofertas fora da cidade ou exclusivamente no ambiente online, dê uma olhada no comércio santa-mariense. Valorizar o comércio local é valorizar Santa Maria. E quando a cidade cresce, todos nós crescemos juntos.

Foto: Vinicius Becler (Diário)


Expectativa é de movimento intenso durante todo o mês

Foto: Vinicius Becker (Diário)

A Black Friday brasileira é inspirada na tradicional queima de estoques realizada pelos comerciantes dos Estados Unidos após a celebração do Dia de Ação de Graças, feriado americano comemorado sempre na última quinta-feira de novembro. No país, a data deixou de ser concentrada apenas na última sexta-feira de novembro. Hoje ela se divide em:

  • Black November (promoções durante todo o mês)
  • Black Week (semana da Black Friday)
  • Black Friday (dia oficial, na última sexta do mês)
Foto: Vinicius Becker (Diário)


Um levntamento do Promobit indica os melhores horários para aproveitar as ofertas:

  • Entre 22h de quinta-feira (27) e 1h de sexta (28), quando os descontos médios chegam a 36%.
  • Na sexta, o período mais vantajoso é entre 14h e 17h.
Foto: Vinicius Becker (Diário)


Descontos

A CNC também fez um acompanhamento diário de 150 preços de itens de 30 categorias para medir os descontos médios. O levantamento aponta que 70% delas revelaram “elevado potencial de redução”, quando o preço já acusava tendência de queda superior a 5%.

Os maiores descontos ficaram com as seguintes categorias:

  • Papelaria: 10,14%
  • Livros: 9,02%
  • Joias e Bijuterias: 9,01%
  • Perfumaria: 8,20%
  • Utilidades Domésticas: 8,18%
  • Higiene Pessoal: 8,11%
  • Moda: 7,82%

Em 2010, segundo a CNC, a movimentação foi de R$ 1,52 bilhão. À época, apenas os segmentos de móveis e eletrodomésticos, livrarias e papelarias e as lojas de utilidades domésticas e eletroeletrônicos estavam envolvidos com o evento.

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